terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quero ser seu dono!

A relação entre objeto e dono sempre existiu, a relação onde ser humano é objeto e dono também, mas já culpa do modernismo esta forma de domição em que muitos de nós se vêm submetidos, em outras palavras fica fácil entender:
Desde que o mundo se modernizou, isto lá pras eras da revolução industrial, muita coisa mudou paralelamente, e as forças de dono e objeto foram se transformando, porém sua característica principal prevaleceu.Enquanto todos queriam o crescimento industrial do mundo, poucos podiam financia-lo deixando assim o trabalho pesado para quem ao invés de recursos financeiros tinha apenas mão de obra, o trabalho tornou-se um objeto, comercializado cada vez mais, e como tudo segue a ordem de quanto maior quantidade, mais barato, a desvalorização desta mão de obra foi inevitável, depois veio a mão de obra capacitada, uma forma a mais de reduzir concorrentes e de ter trabalho de qualidade, mais uma vez a defasagem apareceu, o mercado de exigências foi crescendo enquanto em sua contra mão a oferta e o preço pago pelo trabalho(mão de obra)foram ficando menores.Não é difícil encontramos mão de obra qualificadíssima exercendo função cuja não se necessita um terço de sua especialização.
Em contra partida, vale ressaltarmos, que ter trabalho=emprego, lá nas eras da revolução industrial e de todas as revoluções posteriores a ela, significou e significa até hoje ter vários direitos e regalias que quem não trabalha ou não tem emprego não poderá ter.Uma forma de compensação um tanto ultrapasada, graças a certas políticas públicas que nasceram lá nas eras ....e que serviram para embaralhar ainda mais esta discução.
Enfim, onde pretendo chegar com este montante de boboseiras,que julgo ter aprendido nas aulas de filosofia, sociologia e afins, mas que confesso me atrapalhar um pouco a ponto de não ter certeza do que estou dizendo.Quero dizer que acho que tenho um dono, vendo minha mão de obra, não lá muito qualificada, mas suficiente para desempenhar a função pela qual sou paga,qual desempenharia sem dificuldades mesmo se tivesse cursado até a quarta série.Vendo meu trabalho, que tem preço relativamente baixo, tento desempenha-lo com o mínimo de erros possível, assim mesmo tenho a sensação de que acham pouco, a ponto de me ver sendo obrigada a vender valores que não deveriam ter preços, e se quer são pagos por fora o que seria menos ruim nesta situação,mas não, estão incluídos no valor que me dão em troca do produto que comercializo:meu trabalho.As vezes acho que estão querendo ser, meu dono, se é que já não são e eu que não me dei conta ainda, talvez se tivesse concluído os quatro semestres que restavam...

Nenhum comentário: